Translate

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Descobrem uma "fábrica de poeira", no centro da Via Láctea


Uma equipe internacional de astrônomos conseguiu encontrar "uma fábrica de poeira cósmica", no centro da Via Láctea. Acredita-se que estas partículas provêm da explosão de supernovas e contém os componentes necessários para a formação de novas estrelas.

Tendo observado o remanescente da supernova Sagittarius A Leste, usando o telescópio infravermelho, instalado a bordo de um Boeing 747SP da NASA  (SOFIA, por sua sigla em Inglês), os astrônomos detectaram uma grande quantidade de poeira nas imediações .

"A poeira cósmica é uma substância muito importante que faz surgir novos planetas e estrelas , por isso é imperativo saber de onde vem ", diz Ryan Lau, um pesquisador da Universidade Cornell (Nova Iorque, EUA) .

Assim, os pesquisadores descobriram que quando chega o fim da vida de uma estrela , explode uma supernova , lançado enormes quantidades de partículas , tais como ferro, carbono e silício, um ingrediente-chave de poeira cósmica, que mais tarde participa na formação de corpos celestes .
RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário