Translate

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Em Marte pode haver água em estado líquido durante a noite


O robô Curiosity descobriu que existem as condições necessárias para que haja água líquida salgada (salmoura), pelo menos nos primeiros cinco centímetros de solo durante a noite marciana na cratera Gale.

"Esta é a primeira vez que confirma a existência de condições para os quais há água líquida", disse o co-autor da descoberta, o cientista espanhol Javier Martin-Torres, do Instituto Andaluz de Ciências da Terra (CSIC e da Universidade de Granada) e da Lulea University of Technology (Suécia). Martin-Torres, autor da descoberta, também esclareceu que essas condições acontecem de noite. Os resultados do estudo foram publicados na revista Nature Geoscience ".

O Curiosity tem viajado nove milhas durante um ano marciano e foi capaz de coletar dados sobre a umidade relativa do ar, pressão e temperatura. Até então ao analisar esses dados, os cientistas perceberam que as pistas que indicam a possível existência de salmoura.

De acordo com as suas observações, os sais de Marte pode absorver água da atmosfera durante a noite, especialmente no inverno, e deixar evaporar durante o dia.

Água líquida é o elemento principal para a manutenção de vida. No entanto, outras condições de Marte ainda são muito hostis para o planeta apresentar qualquer tipo de vida . Assim, temperaturas extremamente baixas na cratera Gale, ao contrário do que acontece na Terra não são possíveis o metabolismo celular e reprodução.