Translate

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Nasa revela imagem oficial das comemorações dos 25 anos do telescópio Hubble


A Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) revelou nesta quinta-feira a imagem oficial da comemoração dos 25 anos do telescópio Hubble, a ser realizada nesta sexta-feira. A imagem, proporcionada pelo próprio observatório espacial, mostra uma festa de fogos de artifício celestiais em um berçário estelar localizado a cerca de 20 mil anos-luz, na constelação de Carina.

— Esta é uma semana realmente empolgante para os astrônomos e pessoas em todo o mundo que amam a astronomia — disse a cientista do Hubble Jennifer Wiseman na celebração, em Washington.

Aprender mais sobre o ciclo de vida das estrelas foi uma das razões pela qual o Hubble foi construído. Operando acima das distorções e dos efeitos bloqueadores da atmosfera terrestre, os astrônomos esperavam olhar diretamente no passado, observando gerações de estrelas e galáxias que se formaram próximas ao Big Bang, cerca de 13,7 bilhões de anos atrás.

— Nunca pensei que ele iria durar tanto tempo — afirmou o gerente na Nasa e ex-astronauta Charlie Bolden, que foi o piloto na missão de lançamento do Hubble, para quem o telescópio "mudou fundamentalmente o entendimento humano do nosso universo".

A Nasa espera manter o telescópio em operação até 2020, para coincidir com o início da operação do seu sucessor, o telescópio espacial James Webb, com lançamento previsto para outubro de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário