Translate

sexta-feira, 17 de abril de 2015

O planeta Mercúrio estaria pintado de preto por cometas. Entenda!


Por que Mercúrio é tão escuro? Essa pergunta, que tem fascinado os cientistas há anos, encontra, agora, uma nova resposta, engenhosa e interessante. Para os astrofísicos da Universidade de Brown, em Providence, nos EUA, a superfície do planeta reflete tão pouca luz porque os cometas a “pintaram” com poeira de carbono há bilhões de anos, até que ela ficasse como vemos agora: preta.

Um dos autores do artigo publicado pela revista Nature Geoscience explica que “há tempos existe a hipótese de que um misterioso agente escurecedor estaria contribuindo para a baixa refletividade de Mercúrio (...) Mas uma coisa que não havia sido considerada até agora é que, sobre Mercúrio, cai uma quantidade grande de material procedente de cometas” – os cometas, que são compostos com pelo menos 25% de carbono, quando passam por Mercúrio, em sua viagem para o Sol, se despedaçam com frequência.
Segundo os cálculos feitos através de simulações computadorizadas, depois de bilhões de anos de chuva de carbono sem interrupção, a superfície de Mercúrio deve ter entre 3 e 6% de carbono. Por fim, os cientistas demonstraram experimentalmente que o carbono pode atuar como um agente escurecedor, como se fosse uma pintura invisível. Por isso, concluíram que “Mercúrio poderia ser um planeta pintado”, revelando um enigma científico de muitos anos.
Fonte: ABC