Translate

terça-feira, 26 de maio de 2015

Alarmante: O degelo na Antártida altera o campo gravitacional da Terra


Cientistas britânicos, que tem observado um repentino aumento da perda de gelo em uma região previamente estável da Antártida, e estabeleceram que essa situação é tão grande que provoca pequenas mudanças no campo gravitacional da Terra.
Cientistas britânicos da Universidade de Bristol expressou seu alarme pelo ritmo em que se reduz o manto de gelo do sul da península Antártica, que não havia mostrado sinais demudança até 2009, quando começou a sofrer uma rápida desestabilização. Medições realizadas pelos especialistas demonstrou que a perda de gelo nessa região previamente estável é tão grande que o campo gravitacional da Terra evidencia pequenas mudanças.

Um estudo publicado na revista 'Science' revelou que os glaciais ao largo da península estiveram derretendo a um ritmo acelerado, jogando mais de 300 kilômetros cúbicos de água no oceano circundante nos últimos seis anos: um volume equivalente a 350.000 edifícios Empire State.

Os cientistas não estão seguros da causa que tem precipitado este fenômeno, mas sustentam que provavelmente em 2009, o aquecimento alcançou um limite crítico na zona, o que tem fomentado a aceleração do degelo.
RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário