Translate

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Resolvem o mistério das rochas que se movem no Vale da Morte


Geólogos espanhóis afirmam ter descoberto um dos fenômenos mais misteriosos da natureza: por que as pedras de Death Valley se movimentam sem intervenção humana ou de animais.

Cientistas da Universidade Complutense de Madrid, Espanha, apresentaram a sua explicação do deslizamentos de pedras no lago seco Racetrack Playa, no Parque Nacional Vale Morte  na Califórnia, EUA. O fenômeno das rochas,  alguns com mais de 320 kg, que parecem se mover sem intervenção humana ou de animais e que deixam o rastro no caminho, também é observado na Espanha , no fundo seco do lago Altillo Chica em Toledo.

Ao estudar ambos os casos, os geólogos rejeitaram a versão afirmando que as pedras foram transportas por lençóis de gelo , e asseguraram que a resposta está nas tempestades de inverno e microorganismos na área, revela  no 'The Daily Mail' . "Eles se movem durante o inverno, quando ocorrem tempestades com ventos fortes", explica Maria Esther Sanz, um dos autores da pesquisa.  O vento cria fluxos "de até dois metros, que seriam a causa do deslizamento de terra" .

No entanto, o fenômeno seria impossível sem certos microrganismos no setor, conclui o estudo. As algas unicelulares e outros organismos no fundo do lago segregam substâncias deslizantes que atuam como uma 'pista ' para as pedras.
RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário