Translate

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Documento mostra tudo o que você já fez no Facebook


Arquivo em .zip mostra desde suas fotos e conversas até quais publicidades serão direcionadas a você com base em seus gostos

Não é nenhuma novidade que o Facebook sabe muito (quase tudo, talvez) do que há para saber sobre você. Mas já pensou poder saber um pouquinho daquilo que a rede social faz com todas as informações que você armazena por ali?
Pois isso já é possível: basta clicar em um link em sua página de configurações. Depois de confirmar sua senha, em questão de minutos, um e-mail chega à sua caixa de entrada com um arquivo em .zip (para nós, demorou 12 minutos). Ali, além de um log completíssimo com suas conversas, suas fotos e vídeos, o que outras pessoas postaram em seu mural, você pode acompanhar seu próprio histórico — mudanças de nome, relacionamentos anteriores, mudanças de cidade, idiomas aprendidos, curtidas e muito mais.
O mais interessante, no entanto, é o tópico das publicidades. É onde você pode ver como a rede social de Mark Zuckerberg filtra suas informações para disponibilizar anúncios mais “apropriados” ao seu perfil. Por meio de uma lista de tags, o Facebook pode direcionar anúncios para você que vão desde seu título favorito de videogame, para livros de autores que você admira até tags que podem ter tudo ou nada a ver com você, como “grandes transtornos depressivos”, “sexualidade humana”, “gatos gordos (expressão)” e “Nenê (jogador de futebol, nascido em 1981)”.
Importante: o link para o download do arquivo fica disponível por um curto espaço de tempo após ser solicitado. Passado isso, perde a validade e deve-se pedir outro. Vá até a sua página de configurações para baixar o seu no item “baixe uma cópia de seu arquivo do Facebook”, bem ao final da lista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário