Translate

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Filme “O Universo No Olhar”


O Universo No Olhar é um dos poucos filmes que deixam de ser apenas um entretenimento e se tornam uma experiência. Mesmo assim, o longa tem uma característica muito importante que é a de não tentar “converter” a sua plateia. Por mais que apresente uma visão específica, a ideia aqui não é dar resposta, mas sim fornecer as perguntas. Tanto é que o cineasta opta por apenas apresentar os fatos (ou “fatos”), dando ao espectador a possibilidade de interpretá-los da maneira que bem entender.
O novo trabalho do cineasta Mike Cahill (A Outra Terra), opta por um caminho diferente, ao defender a religião em detrimento da ciência, e mesmo assim entrega um resultado intrigante e inteligente, tanto do ponto de vista científico quanto religioso.
Escrito pelo próprio Cahill, o roteiro acompanha Ian (Michael Pitt), um biólogo molecular com fascinação por olhos que se apaixona pela bela Sofi (Astrid Bergès-Frisbey), uma jovem misteriosa cujas crenças vão de encontro a tudo o que Ian acredita e defende. Paralelamente, ele e sua assistente de laboratório, Karen (Brit Marling), desenvolvem um estudo que busca contestar todo o conceito do criacionismo. Porém, após algum tempo, Ian é apresentado a alguns fatos que podem fazê-lo contestar a sua própria crença científica.
Trata-se sim de um excelente filme, independente da sua crença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário