Translate

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Imagem mostra nosso Sol visto de dois mundos bem diferentes


Recentemente, a agência espacial americana divulgou uma belíssima imagem comparativa, em que retrata o pôr do Sol visto de dois mundos diferentes: da Terra e de Marte. E as diferenças não são poucas!

Para que a comparação pudesse ser feita adequadamente, as duas imagens foram redimensionadas para que apresentassem as mesmas dimensões angulares. No caso da cena marciana, a foto recebeu tratamento de modo que as cores fossem às mais fiéis possíveis daquela que seria vista por uma pessoa que estivesse em Marte.
A primeira diferença que se percebe é o tamanho do Sol, que parece ligeiramente menor quando visto de Marte. Isso é perfeitamente compreendido, uma vez o Planeta Vermelho fica cerca de 50% mais distante do Sol do que a Terra.
No entanto, o que salta à vista realmente é a diferença de cores. Enquanto o pôr do Sol terrestre é alaranjado, quase vermelho, em Marte o poente é praticamente azul.
A razão desse matiz ainda não é perfeitamente conhecida, mas tudo indica que seja devido ao espalhamento da luz solar por partículas presentes na atmosfera ou pela poeira marciana em suspensão, que absorveria quase todo o espectro eletromagnético visível, com exceção dos comprimentos de onda próximos ao azul.
A análise dos elementos químicos presentes na atmosfera marciana é um dos objetivos das missões robóticas em andamento no planeta, principalmente do Jipe-Robô Curiosity, que fez essa foto em abril de 2015, a partir da cratera Gale.


Créditos: Caltech, Damia Bouic, NASA, JPL, Apolo11.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário