Translate

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Quem fez:? Descoberta ferramentas de pedra muito mais antigas que os primeiros humanos


Ferramentas de pedra encontradas na África são centenas de milhares de anos mais velhas que o mais antigo hominídeo. A descoberta, que pode reescrever a história da arqueologia, lança uma pergunta inquietante: quem as fez?

Uma equipe de paleontólogos americanos descobriram um conjunto de ferramentas esculpidas de pedras antigas em um sítio arqueológico de pelo menos 3,3 milhões anos . Ou seja, centenas de milhares de anos antes do aparecimento dos primeiros seres humanos. As ferramentas foram descobertas entre os fósseis de hominídeos no sítio arqueológico Lomekwi 3 no Quênia. Estes correspondem à época Plioceno, que precede o aparecimento dos primeiros homos, Homo habilis.

A descoberta pode reescrever a história da arqueologia conhecida em relação à evolução dos hominídeos e representam a sua criação. Os autores da descoberta, publicaram o estudo na revista ' Nature ', e propôs o nome' Lomekwian 'em Inglês para a nova industria proto-humana mais antiga, que é 700.000 anos mais velho que a olduvayense, a primeira conhecida.

As cerca de 150 ferramentas encontradas incluiu centenas de martelos, bigornas e outros seixos esculpidos entre os objetos. Os autores foram capazes de usar essas ferramentas para abrir nozes ou tubérculos ou quebrá-los, esculpir os troncos para desenhar  entre outras coisas, explicou a líder da investigação Sonia Harmand, da Universidade de Stony Brook,  . A questão agora  intrigante é ... que fez as ferramentas ?.
RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário