Translate

quinta-feira, 21 de maio de 2015

10 maneiras surpreendentes de manipular o cérebro humano


Conheça os 10 experimentos científicos que mostram que o cérebro pode ser facilmente controlada por fatores externos, sem o seu consentimento.
Por muitos anos os cientistas tentam estudar e compreender como o cérebro humano, agem de várias formas de manejo. Essas investigações são capazes de ajudar na luta contra várias doenças, mas de outra forma  provocar controvérsia, já que seus resultados seriam desenvolver mecanismos para controlar o comportamento das pessoas . A revista "Popular Mechanics"  destacou dez horas de experiências surpreendentes que mostram que o cérebro humano pode ser facilmente manipulado por fatores externos.
Decriptador de cérebro
10 maneiras incríveis que manipulam o cérebro humanoReuters / Michaela Rehle
Quando lemos a nós, ouvimos a voz na nossa cabeça. Nesta base, os cientistas da Universidade da Califórnia, EUA, tentam decifrar a atividade neuronal para  criar um implante para traduzir sinais cerebrais em fala através de um sintetizador de voz .Assim, será possível "falar" com as pessoas com deficiência e até mesmo pacientes em coma.

A ilusão da mão de mármore 

Durante um experimento, os cientistas pediram aos voluntários que colocassem suas mãos sobre a mesa e gentilmente golpearam a mão direita com um pequeno martelo. Ao mesmo tempo, os praticantes ouviram o som de um martelo contra uma bola de gude. Dentro de minutos, eles começaram a sentir que sua mão estava ficando pesada e dura, como um pedaço de mármore. Assim,  o cérebro combina consistentemente informações de diferentes sentidos, alterando a percepção do corpo embora permaneça o mesmo .
O efeito de aquecimento / arrefecimento
A temperatura pode influenciar o nível de confiança entre as pessoas.  Durante a "dilema do prisioneiro" de um experimento famoso, dois criminosos suspeitos 'foram separados em diferentes células e propostos para testemunhar contra o outro em troca de uma sentença mais leve. Ao mesmo tempo, um deles estava segurando um objeto quente, enquanto o outro tinha que manter um pedaço de gelo em sua mão. Depois de várias experiências com pessoas diferentes, descobriu-se que os primeiros (quente) eram mais determinado a confiar em seu parceiro e não caluniavam o outro.
Teletransporte
Pesquisadores do Instituto Karolinska, na Suécia,  conseguiram impor a ilusão da experiência fora do corpo nos voluntários. Os participantes foram colocados em um scanner cerebral capaz de criar ilusão e ficção. Em segundos,  as pessoas tinham a sensação de estar em outro lugar, em outro corpo . 


O efeito McGurk


O experimento mostra como o que vemos é influências do que ouvimos.  Desta forma, se ve no vídeo uma pessoa mover os lábios, como se dissesse "ga", mas no áudio é ouvido "ba", o cérebro torna-se "da "provando assim que as coisas nem sempre são o que parecem.
Gravador de cérebro
Este dispositivo, atualmente está sendo desenvolvido, e permitirá que as pessoas que sofrem de paralisia expressem seus pensamentos. A tecnologia de eletrodo capacete rastreia o movimento dos olhos em um 'software', permitindo que  uma pessoa paralisada possa transmitir suas palavras e idéias na tela do computador, movendo o olhar .

Isolamento durável

10 maneiras de manipular o cérebro humanoREUTERS / Louafi Larbi
Para a maioria das pessoas um isolamento durável irá causar graves perturbações mentais: alucinações e percepção alterada do tempo, entre outros. 

A ilusão do corpo invisível

Outro experimento no Instituto Karolinska  mostra como uma pessoa pode pensar que vive em outro corpo . Os voluntários usavam óculos que projetava a imagem de um manequim. Os pesquisadores então começaram a tocar vários praticantes nas partes do corpo, enquanto tocavam o manequim. Assim,  sentiram que eles eram esses manequins. Quando faziam o mesmo , mas no espaço vazio, os voluntários sentiram que seu corpo era invisível.
A estimulação elétrica de criatividade
10 maneiras de manipular o cérebro humanoWikipedia
Cientistas da Universidade da Carolina do Norte demonstraram que a eletricidade pode aumentar a criatividade humana. Voluntários de idades entre os 19 e 30 anos   foram submetidos à estimulação eléctrica para gerar as chamadas ondas cerebrais alfa, que estão associados com o pensamento criativo . Sua criatividade foi aumentado em média 7,4% após o experimento.

O tablet da compaixão

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, EUA, descobriram que  podem alterar  o "nível" de compaixão para com as pessoas ao mudar sua bioquímica cerebral . Um grupo de pessoas receberam pílulas de placebo, enquanto outros, medicina tolcapone, o que acelera a ação da dopamina, o "hormônio da felicidade". Pediram aos voluntários para compartilhar o seu dinheiro entre estranhos, e o segundo grupo foi mais generoso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário