Translate

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Rússia terá inteligência artificial em uma década


A Fundação de Pesquisas Avançadas (FPI, por sua sigla em russo) da Rússia estabeleceu uma meta para daqui a 10 anos apresentando uma versão avançada pode substituir os humanos em resolver problemas de inteligência racional .
"O FPI fixou o objetivo de desenvolver a inteligência artificial. Eu acho que vai ser criada no futuro próximo, dentro de 7-10 anos. A formulação estrutural do trabalho é criar um operador para executar eficazmente os problemas intelectuais racionais e ser capaz de substituir uma pessoa na solução desses problemas ", disse o vice-diretor da Fundação, Sergey Garbuk em uma entrevista com a agência RIA Novosti .

De acordo com Garbuk, o operador poderia " controlar equipamento militar ou identificar terroristas em uma multidão, bem como desempenhar as funções de controle de tráfego aéreo nos aeroportos, entre outras atividades. "

Os robôs da atualidade, explicou o subdiretor da FPI, não contam com inteligência artificial, porém "os cientistas estão cada vez mais perto de sua criação". Na verdade, a inteligência artificial russa seria "uma espécie de sistema de computador, mas com base em novos princípios arquitetônicos." Ele também disse que o FPI vai convocar permanentemente concursos públicos relacionados com o desenvolvimento da inteligência artificial, e que a fundação vai financiar projetos promissores.
RT