Translate

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Cientistas prevêem as maiores catástrofes da Terra


O clima na Terra está mudando. Prova disso é que em alguns lugares as pessoas precisam lidar com temperaturas extremas, como um calor brutal no verão e fortes nevascas no inverno. Por conta disso, muitos pesquisadores especulam que algum destes fenômenos poderia estar associado a um grande desastre natural, como o processo de desertificação ou derretimento de geleiras e grandes inundações. Atualmente, não precisamos ir tão longe, terremotos, vulcões, grandes incêndios e tsunamis já assolam a humanidade. Levando isso tudo em conta, preparamos uma lista com as maiores ameaças da natureza e até do Universo (em ordem decrescente):

5 - Explosão do Vulcão Bardarbunga – Islândia
A erupção deste vulcão é esperada há algum tempo pelo Escritório Meteorológico Islandês. A preocupação com sua atividade aumentou por causa das centenas de terremotos que ocorreram ao redor do local ao longo de vários dias. Caso o Bardarbunga entre em erupção, o gelo no seu entorno derreteria, causando inundações. Além disso, sua atividade poderia despertar o vulcão Torfajokull, que poderia acabar com diversos rios que movem usinas hidrelétrica no país.
4 - Terremoto gêmeo – Japão, 2017
Um terremoto devastador poderá atingir o Japão nos próximos anos, de acordo com o sismólogo Masaaki Kimura, da Universidade de Ryukyus. Sua magnitude seria de 9,0. Suas previsões são baseadas no que ele chama de “olhos de terremoto”, regiões com vários pequenos terremotos que são geralmente ignorados. De acordo com ele, a atividade destes pequenos terremoto são as melhores formas de prever um grande terremoto. O pesquisador acredita que o novo terremoto começará nas Ilhas Izu e causaria um tsunami, que varreria o Japão de forma parecida ao de Tohoku, de 2011.
3 - Terremoto e tsunami – Oregon, 2015-2065
Um terremoto de magnitude entre 8 e 9 e um tsunami na sequência acertariam a costa do Oregon nos próximos 50 anos. A previsão foi feita pela Comissão Consultiva de Política de Segurança Sísmica do Oregon. A fonte da castástrofe seria uma chamada zona de subducção de Cascadia, uma fenda de mais de 1.287 km que fica a 97 km da costa do Oregon. Acredita-se que esta rachadura esconda um dos maiores eventos sísmicos do século.
2. Maior tsunami da história – Caribe, sem data.
Apesar das praias paradisíacas o cenário no futuro não é nada belo para os moradores do Caribe, de acordo com Simon Day, da University College London, e Steven Ward, da Universidade da Califórnia, em Santa Cruz. De acordo com eles, o vulcão Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias, entrará em erupção e será o causador do maior tsunami da história. Uma onda monstruosa seria criada e atingiria 800 km/h, com até 100 metros de altura. A destruição atingiria também Flórida e até Inglaterra. Calma, este é o cenário mais aterrorizante. O provável é que o Cumbre Vieja cause deslizamentos fragmentados, o que não provocaria um tsunami tão deavstador, mas mesmo assim é melhor não estar por lá.
1. Enorme tempestade solar – 2015-2025
A grande ameaça, na realidade, viria de fora do nosso planeta e mais extamente do Sol, por meio de uma de suas tempestades solares – uma labareda, com altos níveis de radiação UV e partículas energéticas. Segundo Pete Riley, do Instituto de Ciência Preditiva, uma grande tempestade solar poderá atingir a Terra dentro de uma década. Caso isso aconteça, sistemas de rádio, localização por satélite (GPS) e comunicações poderiam ser afetadas, assim como também a possibilidade de apagões por todo o mundo. A perda iria beirar a casa dos trilhões de dólares.
Crédito da imagem: Fesus Robert - Shutterstock.com
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário