Translate

terça-feira, 2 de junho de 2015

Conheça o caso da mulher que virou um gênio após pancada na cabeça


Leigh Erceg, hoje com 47 anos de idade, levava sua vida normalmente, feliz, com amigos e atividades normais, trabalhando como fazendeira no Colorado, EUA. Certo dia, no ano de 2009, enquanto alimentava suas galinhas, teve uma forte queda e sofreu lesões graves, incluindo danos no cérebro e na coluna vertebral. Os médicos, na época, acharam que ela não voltaria a andar.

No entanto, gradativamente, Erceg começou um longo processo de recuperação. Embora tenha voltado a andar, ela perdeu todas as recordações de sua vida até o momento do acidente. Uma amiga de infância teve que ajudá-la a reconstruir seu passado, com base em conversas e fotos. Mas a parte mais assustadora do seu caso é que, após o acidente, seus interesses e habilidades mudaram para sempre, e de forma drástica: ela logo se transformou em uma excelente desenhista e poetisa, com incrível capacidade para as ciências exatas e extrema sensibilidade para a luz.
Clinicamente, seu quadro é chamado de “savantismo”, ou “síndrome do sábio”, uma condição que ocorre quando uma pessoa desenvolve, repentinamente, capacidades intelectuais que antes não possuía, o que pode acontecer, inclusive, em níveis prodigiosos. Também foi alterada sua percepção sensorial, com um fenômeno denominado sinestesia, através do qual uma pessoa pode sentir o cheiro de uma cor, ver um som e ouvir uma figura geométrica, por exemplo.
Os especialistas afirmam que se trata do primeiro caso documentado em que ambos os quadros, de sinestesia e de savantismo, acontecem simultaneamente em uma mesma pessoa.
Fonte: Clarín 

Nenhum comentário:

Postar um comentário