Translate

sexta-feira, 19 de junho de 2015

De onde vem a gigante nuvem de poeira que rodeia a Lua?


Um estudo científico recente, graças a um instrumento da NASA identificou que os cometas são a fonte da nuvem de poeira que existe permanentemente ao redor da lua.

Um grupo internacional de cientistas demonstrou que a lua está rodeada por uma nuvem constante de poeira formada por cometas, que indo através do nosso sistema solar, perdem muitas partículas. Posteriormente, estas partículas atingem a Lua e fazer o pó da superfície lunar levantar temporariamente para o espaço , como explica pesquisadores em seu estudo publicado na "Nature" .

Os novos dados, recolhidos através do instrumento da NASA  LDEX (de sua nave espacial Ladee ) sugerem que cerca de 120 quilos de pó, rodam em média, em torno da Lua, a qualquer momento . Estas partículas são libertadas para o céu lunar e permanecem no ar durante dez minutos. As partículas tomam metade do tempo a subir cerca de 100 quilômetros acima da superfície e a outra metade a descer.

O fato que fez os autores do estudo pensar que foram precisamente os cometas e não os asteroides a causa principal do fenômeno dessa nuvem assimétrica. No entanto asteróides que viajam através do sistema solar também perdem partículas, poeira que se forma muitas vezes colocados em órbitas circulares que não geram muita força no momento do impacto. Por outro lado, os cometas passam através do sistema solar de forma aleatória, produzindo partículas que causam impacto considerável.
RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário