Translate

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Por que os dinossauros evitaram uma parte do planeta por 30 milhões de anos?


Um dos enigmas mais interessantes sobre os primeiros dinossauros foi resolvido. A reconstrução completa do clima de mais de 200 milhões de anos atrás explica por que os primeiros dinossauros evitavam uma área do planeta: os trópicos.

Um grupo internacional de cientistas conseguiu recriar a forma como o tempo estava nos trópicos mais de 200 milhões de anos atrás e, portanto, entender por que grandes dinossauros herbívoros o evitavam. Os fósseis mais antigos de dinossauros  encontrados no território do que hoje é a Argentina,apareceram a 230 milhões de anos, e dentro de 15 milhões anos expandiram o território ao supercontinente Pangea, evitando o equador, explica Eureka Alert .

Durante o Triássico só os pequenos terópodes carnívoros  de duas patas, como Coelophysis, poderia sobreviver nesta área. De acordo com o estudo, publicado na revista PNAS , os grandes dinossauros precisavam de um ambiente muito mais estável e produtivo, embora a área não era de todo um deserto.

Nos trópicos existiam  árvores e plantas menores e até mesmo florestas, e ainda teve córregos e rios, mas somente durante períodos chuvosos. No entanto, estes tempos mudaram drasticamente por longos períodos de seca, que foram seguidos por incêndios florestais que devastaram o território , tornando-o impróprio para os herbívoros. A situação mudou apenas no limiar do período Jurássico.
RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário