Translate

quinta-feira, 23 de julho de 2015

"Alto risco": O nível do mar pode subir mais de três metros em meio século


O nível do mar pode subir mais de 3 metros nos próximos 50 anos devido ao aquecimento global "altamente perigoso", alertou Dr. James Hansen, um dos principais cientistas do clima do mundo. Junto com outros 16 peritos ele está trabalhando em novas projeções de como os oceanos podem responder à mudança climática.

Em seu estudo, que será publicado esta semana na revista on- line  Atmospheric Chemistry and Physics  , os cientistas alertam que um aumento nas temperaturas globais médias de apenas 1 ° C pode levar a mudanças drásticas no nível do mar e  aumentar  tempestades poderosas, diz os relatórios de ' The Washington Post '. O relatório de 66 páginas, destaca a evidência de que a perda de gelo em muitas partes do mundo está se acelerando.

Devido às alterações climáticas, geleiras na Groenlândia e da Antártida poderia  derreter no ritmo 10 vezes mais rápido no relatório apresentado no ano passado pelo Painel Intergovernamental da ONU sobre Mudança Global (IPCC, por sua sigla em Inglês), que previu que  O nível do mar subiria cerca de um metro até o final do século.

O relatório do IPCC da  ONU alertou os líderes mundiais de que era necessário para limitar o aquecimento global a 2 ° C acima das metas pré-industriais, reduzindo as emissões de carbono. No entanto, o novo estudo sugere que até mesmo manter a mudança climática dentro destes limites não pode salvar o mundo de um desastre. O  atual aumento do nível do mar causaria "fratura social e consequências econômicas devastadoras", os cientistas acreditam. "É difícil imaginar que os conflitos resultantes de migrações forçadas e colapso econômico poderia tornar o mundo ingovernável, ameaçando o tecido da civilização", alertam os climatologistas. O estudo também sugere que a circulação do calor em torno dos oceanos poderia entrar em colapso completo, levando a tempestades mais poderosas, que nunca foram vistas.
RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário