Translate

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Astrônomos descobrem uma "anã branca canibal 'engolindo outras estrelas


Um grupo de astrônomos europeus descobriram um sistema estelar binário único, em que a estrela menor está absorvendo sua companheira mais velha.

É uma espécie de sistema de duas estrelas conhecidas como 'cataclísmico Variável', onde uma estrela anã branca super-densa está roubando gás da sua estrela companheira, 'canibalizando-a' de forma eficaz, de acordo com o estudo publicado na revista Monthly Notices ' de a British Royal Astronomical Society.

Foi descoberto pela sonda da Agência Espacial Europeia Gaia, o sistema tem sido chamado de 'Gaia14aae', e sua descoberta foi possível durante um súbito grande estrondo .

Os astrônomos descobriram que Gaia14aae é um eclipse binário raro, onde uma estrela passa em frente da outra, bloqueando-a completamente. As duas estrelas estão orbitando uma a outra de perto, e a súbita explosão foi devido ao fato de que a anã branca estava devorando sua companheira mais velha, algo que ocorre a cada 30 dias e os especialistas acreditam que em um futuro próximo será completamente absorvida .

A composição deste sistema estelar binário também é incomum, pois contém grandes quantidades de hélio, mas não de hidrogênio, o elemento mais comum no universo.
RT

#Naty

Nenhum comentário:

Postar um comentário