Translate

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Nasa libera imagem fantástica da noite em Plutão


As imagens captadas pela sonda New Horizons permitiram aos pesquisadores compreender melhor aspectos geológicos e climáticos de Plutão e suas luas, mas nenhuma delas era tão bela como a divulgada nesta sexta-feira pela Nasa. Sem detalhes sobre a superfície, suas crateras e montanhas, a fotografia mostra apenas a silhueta do planeta-anão, escondendo o Sol.

A fotografia foi tirada no dia 15 de julho, a uma distância de aproximadamente 2 milhões de quilômetros de Plutão, mas recebida pela Nasa apenas nesta quinta-feira. Nela, é possível observar a atmosfera, com camadas de neblina com até 130 quilômetros de altitude, muito maiores que as previstas. Análise preliminares mostram ao menos duas camadas distintas, uma com 80 quilômetros de altitude e outra, com 50 quilômetros.

— Meu queixo foi ao chão quando eu vi esta primeira imagem de uma atmosfera alienígena no cinturão de Kuiper — disse Alan Stern, líder da equipe da New Horizons. — Ela me faz lembrar que a exploração nos traz mais que descobertas incríveis, traz belezas incríveis.

Até agora, pesquisadores calculavam que a temperatura seria muito elevada para a formação de neblina em altitudes superiores a 30 quilômetros.

— Nós precisamos de novas ideias para entender o que está acontecendo — disse Stern.

Estudar a atmosfera de Plutão revela evidências do que acontece em sua superfície. As camadas de neblina detectadas na imagem são elemento chave na formação de complexos de hidrocarbonetos que dão ao planeta-anão a cor avermelhada. Modelos sugerem que elas são formadas quando a luz ultravioleta quebra o gás metano, formando gases hidrocarbonetos mais complexos, como o etileno e o acetileno.

#Naty

Nenhum comentário:

Postar um comentário