Translate

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Sonda americana passará perto de Plutão nos próximos dias


Uma sonda espacial da Nasa deve passar perto de Plutão na próxima semana, embora um 'retrocesso' impediu temporariamente uma coleta de dados científicos, o que provocou interrompeu parcialmente o funcionamento da nave no último dia 4.

O 'encontro' da sonda New Horizons e Plutão é previsto para o dia 14 de julho, quando a distância entre o planeta anão e a nave será cerca de 12 mil km.

— Estamos perto de Plutão — disse o diretor de ciência planetária da Nasa, Jim Green, nesta segunda-feira.

Os controladores da missão restabeleceram a comunicação da sonda e corrigiram a falha apresenta na semana passada. Por conta do problema, quase dois dias de observações científicas foram perdidas. Este tempo representa cerca de 30 a 500 anotações previstas para a próxima semana.

O cientista Alan Stern disse que era mais importante restaurar a comunicação com a New Horizons do que se preocupar com alguns observações perdidas de Plutão feitas a vários milhões de quilômetro de distância.

Como já previsto, a coleta de dados será retomada nesta terça-feira. Stern e outros especialistas que participam da missão acreditam que a sonda não sofrerá mais problemas.

O GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário