Translate

terça-feira, 21 de julho de 2015

Stephen Hawking inicia projeto para buscar vida extraterrestre


A busca por sinais de vida extraterrestre é um desafio para os cientistas há décadas. Um novo projeto, que conta com a participação do renomado físico e cosmólogo britânico Stephen Hawking, pode chegar mais perto de uma resposta sobre a existência de alienígenas. 


Batizado de Breaktrough Listen Iniative, o projeto irá fazer uma varredura em um milhão de estrelas próximas da Terra procurando pelos mais ínfimos sinais que possam estar sendo produzidos por vida inteligente fora do nosso mundo. Os cientistas também irão esquadrinhar o centro da Via Láctea, além de outras 100 galáxias próximas em busca de transmissões de rádio de baixa frequência. 

O projeto, que tem custo estimado de 100 milhões de dólares, usará dois dos mais poderosos radares telescópicos do mundo na pesquisa. Um terceiro radar irá procurar emissões de lasers vindas do espaço. A área coberta pela nova iniciativa é 10 vezes mais extensa e o equipamento usado é 50 mais preciso que o utilizado em projetos similares anteriores . 

Stephen Hawking acredita que em um universo infinito deve haver outras ocorrências de vida. Segundo ele, está na hora de buscarmos respostas para o que ele considera a maior questão da ciência. Especialistas dizem que se uma uma civilização emitir sinais de uma das estrelas mais próximas da Terra, os telescópios serão capazes de detectá-los.

Já existem sinais que podem significar algum tipo de comunicação ou vestígios alienígenas no planeta Terra, como símbolos misteriosos ou mensagens de povos antigos. Alguns pesquisadores afirmam que seria praticamente impossível que povos antigos pudessem construir imagens e símbolos tão complexos.