Translate

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

15 coisas que você provavelmente não sabia sobre a gravidade


Confira a nossa lista:
1 - A gravidade tem propriedades atrativas que enlaçam a galáxia, mas que também se estende fisicamente além de nós, nos deixando amarrados a Terra.
2 - A gravidade não tem dois lados: ela só atrai, nunca repele.
3 - Físicos australianos desenvolveram os raios tratores, a mesma tecnologia das naves de Star Trek e outras ficções científicas que permite o deslocamento de objetos a partir da projeção de um feixe de luz. O anúncio foi feito em outubro de 2014 e o invento pode tanto deslocar partículas de 0,2 mm em uma direção, como também pode alterar o rumo delas.
- A sensação de quem passeia em atrações de parques de diversões é a mesma dos astronautas da Estação Espacial Internacional: a de microgravidade, ou seja, a ausência de peso sentida na queda livre.
5 - Uma pessoa que pesa 68kg na Terra, provavelmente pesaria 160kg em Júpiter. Quanto maior a gravidade, maior a massa.
6 - Para deixar a atração gravitacional da Terra para trás, um objeto precisa viajar a 11km por segundo, a velocidade de fuga do planeta.
7 - A gravidade é a força fundamental mais fraca que existe. As outras três forças são: a eletromagnética, a nuclear fraca e a nuclear forte.
8 - Aquela história de que a maçã caiu na cabeça do Newton? Balela. Mas uma macieira de fato fez com que o cientista refletisse sobre a possibilidade de a mesma força que faz as maçãs cairem ter influência no movimento da Lua ao redor da Terra.
9 - A força da gravidade entre a Terra e um objeto é inversamente proporcional ao quadrado da distância entre ele e o centro do planeta.
10 - O termo gravidade veio do latim gravis, que quer dizer pesado.
11 - A força da gravidade acelera tudo no mesmo ritmo, independente do peso. Logo, se você jogar dois objetos de pesos diferentes de um telhado, eles atingirão o solo ao mesmo tempo. A inércia do mais pesado cancela qualquer velocidade que ele possa ter em relação ao objeto mais leve.
12 - A teoria da relatividade foi a primeira a tratar a gravidade como uma distorção do espaço-tempo, uma espécie de “tecido” que incorpora o universo.
13- Qualquer coisa com massa causa um entortamento no espaço-tempo que a incorpora. Em 2011, um experimento da NASA mostrou que, bem como Einstein previu, a Terra puxa o universo como se fosse uma bola girando no melado.
14 - Quando um grande objeto distorce o tempo-espaço à sua volta, por vezes ele redireciona a luz que passa por ele, como se fosse uma lente de vidro. Esse efeito pode ampliar uma galáxia distante ou criar formas estranhas com a sua luz.
15 - Com o objetivo de compreender melhor a gravidade, cientistas estão pesquisando as ondas gravitacionais. De acordo com Amber Stuver, física do Observatório de Ondas Gravitacionais de Louisiana, nos Estados Unidos, as marolas no espaço-tempo são consequências de fenômenos como a colisão de buracos negros e a explosão de estrelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário