Translate

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Água quente e quartos: achados incomuns na 'casa' do homem Neandertal


Uma caverna na Catalunha esconde evidências que os neandertais eram muito mais avançados em assuntos domésticos do que se pensava, apreciavam as comodidades como o homem moderno. Na verdade, parece que teria desenvolvido um sistema para acessar e distribuir água quente na casa com também quartos de dormir.
Em uma caverna perto de Barcelona, ​​Espanha, houve fogão extinto sob um buraco côncavo sobre a rocha, o que sugere que os neandertais 60.000 anos atrás tinha seu próprio sistema para aquecer a água por aquecimento de rochas. Os arqueólogos acreditam também que uma área específica da habitação foi reservada para os quartos, uma vez que foram encontrados  menos artefatos e restos de ossos, de acordo com Daily Mail.
IPHES
O buraco côncavo foi descoberto por arqueólogos do Instituto Catalão de Paleontologia Humana e Evolução Social (IPHES), e o mais interessante, foi encontrado sobre os restos de fogueiras.
IPHES
Além disso, os neandertais poderiam preparar ensopados feitos com sacos de pele animal, de acordo com antropólogos. De fato, os ossos de animais decaíram em 90 por cento, sugerindo que a gordura e carne seriam facilmente separados por efeito de cozimento. Um estudo de placa bacteriana dos dentes fósseis encontrados no local também é revelador, parece que os neandertais poderiam ter se alimentado de grãos de cevada quentes.
IPHES
Para a maioria dos arqueólogos foi emocionante ver que a caverna foi subdividida, com uma área que supostamente se usava para dormir porque menos artefatos foram encontrados lá do que no resto da casa. Arqueólogos afirmam que o sítio é a primeira evidência de um 'quarto' Neanderthal.
Palmira Saladié / IPHES
As superfícies reconstruídas serão apresentadas no futuro em uma exposição no Museu de Neanderthal da Catalunha, em Capellades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário