Translate

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Cientistas descobrem um 'Júpiter jovem '


Um grupo de cientistas descobriu um novo exoplaneta apenas 100 anos-luz de distância da Terra, e que é muito parecido com Júpiter, embora mais jovem. Seu sistema solar é tão semelhante ao nosso que poderiam fornecer idéias sobre o passado do nosso habitat.

A nova ferramenta para a exploração do espaço conhecida como Gemini Planet Imager -similar do famoso telescópio Kepler, que já detectou mais de 1000 exoplanetas, descobriu um exoplaneta similar a Júpiter a 100 anos-luz da Terra, informa o jornal Sceince '.

O novo planeta, chamado 51 Eridani b, tem uma massa cerca de duas vezes maior que o nosso Júpiter e orbita seu próprio sol. Sua temperatura é de 800 graus Fahrenheit (426 graus Celsius) e tem sinais anormalmente elevados de metano.

Tudo isso se qualifica como uma espécie de "jovem Júpiter ': um planeta como Júpiter como era em sua" infância ". Estima-se que o planeta se formou cerca de 20 milhões de anos atrás, diz o pesquisador Eric Nielsen.

"Este planeta pode realmente ter formado da mesma maneira como fez Júpiter e todo o seu sistema solar poderia ser muito semelhante ao nosso", disse Bruce Macintosh, professor de física na Universidade de Stanford. Os cientistas dizem que o sistema solar do "jovem Júpiter tem cinturões de poeira que poderia ser igual ao cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter e do Cinturão de Kuiper.
RT

#Naty

Nenhum comentário:

Postar um comentário