Translate

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

O mais poderoso laser do mundo poderia ser uma fonte inesgotável de energia


O laser para experiências de ignição rápida (o LFEX) criado por cientistas japoneses é o mais poderoso do mundo, tem um comprimento de quase 100 metros e gera uma potência de 2 trilhões de watts, o equivalente a 1.000 vezes a energia do planeta .
Cientistas da Universidade de Osaka (Japão), disse que disparou o mais poderoso feixe de laser do mundo, usando o LFEX no final de julho. A energia concentrada no mais poderoso raio laser é equivalente a 1.000 vezes o consumo de energia elétrica do mundo, mas a sua duração foi de apenas um picossegundo, um trilionésimo de segundo.

No experimento se usou energia aplicada a dispositivos de cristais utilizando dispositivos especiais que eram basicamente lâmpadas que se assemelham a lâmpadas fluorescentes comuns, ampliando repetidamente a potência do feixe.

Este laser foi concebido para fins não militares, dizem pesquisadores japoneses. Hiroshi Azechi, um cientista da Universidade de Osaka, disse em uma entrevista que o projeto de LFEX irá "produzir reações de fusão térmica controlada e criar uma nova fonte de energia no futuro." Segundo Azechi o LFEX não só ajudará a "gerar energia inesgotável" no laboratório, mas também contribuirá para "estudar o núcleo do Sol e os planetas.
RT

#Naty

Nenhum comentário:

Postar um comentário