Translate

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Os cientistas resolvem o mistério de quando o campo magnético da Terra surgiu


Os geólogos descobriram que o campo magnético da Terra não apareceu depois de 1 milhão de anos como se pensava anteriormente, mas sim quase imediatamente após o nascimento do nosso planeta com a composição do gás e da poeira.

O estudo de cristais de zircônio encontrado em Jack Hills (Austrália Ocidental) conduzida por cientistas norte-americanos mostra que a magnetosfera é formada quase que imediatamente após a formação do sistema solar, cerca de 4 milhões de anos atrás. Em outras palavras, o campo magnético da Terra é de cerca de 600 milhões de anos mais velho do que os geólogos pensavam.

De acordo com o relatório publicado por geólogos da Universidade de Rochester (EUA) na revista ' Science ', cristais de zircão são formados apenas em altas temperaturas no interior de rochas ígneas de magma que formam a base de  crosta continental. Isto torna-os úteis para estimar a idade da crosta terrestre e outras características, incluindo a força do campo magnético no passado.

Geólogos dizem que a revelação da idade real da magnetosfera é uma descoberta muito importante, o que explica o surgimento e desenvolvimento da vida na Terra. Sem o escudo que forma o campo magnético, ventos solares e radiação prejudicial poderiam  penetrar na atmosfera do nosso planeta, impedindo o desenvolvimento de organismos.
RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário