Translate

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Tóquio e Flórida sob a água: NASA alerta para uma catástrofe iminente


O nível do mar está subindo em todo o mundo e os dados de satélite mais recentes indicam que um aumento de um metro ou mais é inevitável nos próximos 100 ou 200 anos, alegaram cientistas da NASA  nesta quarta-feira.

Os peritos da agência norte-americana anunciaram quarta-feira que as costas mundiais, sem dúvida, serão muito diferentes nos próximos anos. "Neste momento, haverá um aumento de mais de um metro do nível do mar", disse Steve Nerem cientista citado pela  AFP. "É provável que se agrave no futuro", acrescentou.

As camadas de gelo na Groenlândia e da Antártida estão derretendo mais rápido do que nunca, e os oceanos estão se aquecendo e expandindo muito mais rápido do que nos últimos anos. De acordo com Michael Freilich, diretor da Divisão de Ciências da Terra da  NASA, a subida do nível do mar terá um "impacto profundo" em todo o mundo.

Assim, os estados baixos dos EUA, como a Flórida poderia desaparecer, como algumas das principais cidades do mundo, como Singapura e Tóquio. " Pode eliminar completamente algumas nações insulares do Pacífico", disse o cientista.

Ao mesmo tempo, incluem cientistas da NASA, a maior incerteza é em prever o quão rápido as calotas polares vão derreter.

Dados da NASA mostram que os oceanos do mundo aumentaram uma média de quase 7,6 centímetros desde 1992. Grande parte da água adicional vem do derretimento do gelo e geleiras. Os cientistas estão particularmente preocupados com a camada de gelo da Groenlândia, que perde uma média de 303 gigatoneladas de gelo por ano ao longo da última década.
RT

#Naty

Nenhum comentário:

Postar um comentário