Translate

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

A queima de combustíveis fósseis poderia fazer desaparecer Londres, Nova York e Tóquio


Londres, Nova York, Tóquio e Hong Kong estão entre as cidades que poderiam ser submersas no fundo do mar se o mundo queimar todas as reservas de combustíveis fósseis disponíveis, adverte um novo relatório por ambientalistas internacionais.

As emissões de carbono emitidas pela queima de carvão, petróleo e gás poderiam promover o aquecimento global, a ponto de praticamente derreter todo o gelo na Antártida, aumentando a 60 metros o nível do mar e inundações cobririam mais de um bilhão de pessoas no mundo, diz um grupo de pesquisadores em um novo estudo publicado na revista  'Science Advances'.

A maior parte da atenção no gelo da Antártida tem sido no oeste, onde a fusão é muito mais avançada. Este é o primeiro estudo para analisar o impacto ambiental da queima de combustíveis fósseis.

"O gelo do oeste da Antártida poderia ter entrado numa fase de perda imparável. Mas se quisermos manter cidades como  Tóquio, Hong Kong, Xangai, Calcutá, Hamburgo e Nova York como uma herança futura, temos de evitar chegar a um ponto crítico na Antártida ", disse o professor Anders Levermann, do Instituto Potsdam para Pesquisa do Impacto Climático.

Ricarda Winkelmann cientista da mesma agência, disse que para parar o derretimento do gelo da Antártida é necessário manter o carvão, gás e  petróleo  no subsolo, uma vez que "o risco aumenta de longo prazo com cada décimo de grau de aquecimento adicional ".

#Naty

Nenhum comentário:

Postar um comentário