Translate

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Boa notícia: Mercúrio não vai colidir com a Terra


Algum dia o planeta Mercúrio poderia colidir com a Terra e destruir a vida em nosso mundo. As chances de que este cenário apocalíptico se tornar realidade, segundo os cientistas, são pequenos, mas real. No entanto, novas simulações do futuro do sistema solar sugerem que uma catástrofe deste tipo é menos provável do que se pensava anteriormente.

Astrônomos explicam que é difícil prever o destino do nosso sistema solar, porque ninguém sabe a posição exata do planeta hoje, e até mesmo uma diferença de centímetros na posição de um planeta pode alterar a sua posição no futuro e a dos outros planetas, que se arrastavam milhões de quilômetros por sua gravidade.

Um grande número de simulações realizadas por diferentes cientistas mostrou que em alguns casos, Mercúrio, que já tem uma órbita bastante elíptica pode ser puxado pela gravidade de Júpiter e atravessar a órbita de Vênus. Se essa teoria se concretizar, o planeta iria colidir com a Terra; ou  Vênus ou Marte, cujas órbitas serão alterada pela gravidade de Mercúrio.

No entanto, de acordo com o portal Science Magazine, depois de sete semanas de simulações ininterruptas em um superordenador Cray, Richard Zeebe, um físico da Universidade do Havaí em Manoa (EUA), anunciou a boa notícia: em qualquer uma das simulações nenhum planeta colidiu com a Terra. Zeebe garante que a órbita de nosso planeta será altamente estável por pelo menos os próximos 5 milhões de anos, e que as chances de outro planeta bater em nós são muito escassas.
RT

#Naty

Nenhum comentário:

Postar um comentário