Translate

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Cientistas descobrem o melhor candidato para procurar vida extraterrestre


Os cientistas provaram a existência de uma grande massa de água na superfície de Encélado, uma lua de Saturno. O satélite é considerada um dos mais auspiciosos para procurar vida no sistema solar e os novos resultados representam um avanço para locais de investigação espacial.

Depois de uma longa análise dos dados sobre a lua Encélado geologicamente ativo recebido pela sonda Cassini da NASA, os cientistas foram surpreendidos pela intensidade da atividade hidrotermal do satélite. A missão exploratória da sonda Cassini, que foi lançada em 1997, foi confirmada  a hipótese de que existe um oceano 'global' em  Encélado, sob sua crosta gelada. Este oceano é aquecido pelo atrito da gravidade de Saturno que deforma o núcleo rochoso da Lua, relata o portal Popular Science.

Assim, a pesquisa recente sugere que Encélado pode abrigar microorganismos e diferentes formas de vida. A existência das moléculas orgânicas e jatos dos gêiseres pulando no pólo sul da lua de Saturno, sais e processos hidrotermais que ocorrem também na Terra  pode indicar a presença de vida fora do nosso planeta. Jonathan Lunine, astrônomo da Universidade Cornell que já participou de estudos sobre a existência do oceano na superfície da Lua, e diz  que "o interior de Encélado é um lugar muito atraente para olhar para a vida."

Esta descoberta engrossa a lista de hipóteses sobre a existência de fontes de vida  fora da Terra.
RT

#Naty

Nenhum comentário:

Postar um comentário