Translate

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Cientistas: O caos se esconde em todos os lugares


Os cientistas alertam que os sistemas caóticos estão escondidos e estão presentes em todo o universo. A possibilidade de que a desordem aflore pode ser agora medida graças a uma nova fórmula matemática.

Para os cientistas, os sistemas caóticos estão presentes em todas as facetas de nossas vidas: a partir do tráfego até as ondas cerebrais quando sofrem um ataque epiléptico. No entanto, o melhor exemplo desse fenômeno é o tempo, que é inerentemente imprevisível, porque há muitas variáveis inter-relacionados: uma pequena mudança em um pode criar um estado crítico.

Em um artigo publicado na revista  'Chaos', os especialistas criaram uma nova fórmula para medir o caos que poderia ajudar a identificar situações aparentemente inócuas, onde a desordem espreita, diz o matemático da Universidade de Maryland Brian Hunt, co-autor do trabalho.

A definição de caos baseia-se na tendência inerente dos elementos do universo de acontecer de uma maneira ordenada para um estado mais desordenada. Eles descobriram que, se a fórmula tiver produzido um número positivo, o sistema pode tornar-se caótico, enquanto o que obteve uma pontuação igual a zero o caos não ocorreu.

Os pesquisadores afirmam que a descoberta vai ajudar a determinar facilmente se existe a possibilidade oculta do caos poder surgir em um sistema ordenado. Neste sentido, a nova teoria poderia ser utilizada para identificar turbulências escondidas no céu.
RT

#Naty

Nenhum comentário:

Postar um comentário