Translate

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Elevação do nível do mar ameaça instalações da Nasa na costa dos Estados Unidos



O aumento do nível do mar, causado pelo derretimento das calotas polares, ameaça diversas bases de lançamento da Nasa na costa dos Estados Unidos, informou neste sábado a agência espacial. Muitas áreas que hospedam instalações da agência espacial americana correm risco de inundações.

Nos próximos anos, instalações da Nasa na Flórida, como o Centro Espacial Kennedy, e em outros pontos da costa americana podem ter que ser adaptadas ou mesmo movidas para o interior do país.

“Cada centro da Nasa apresenta seu próprio conjunto de vulnerabilidades, e alguns estão mais em risco do que outros”, escreveu a climatologista Cynthia Rosenzweig em uma publicação recente em um dos sites da agência. “Mas o aumento do nível do mar é um desafio muito real para todos os centros ao longo da costa”.

Mais da metade da infraestrutura da Nasa fica a, no máximo, cinco metros acima do nível do mar. Isso inclui mais de US$ 32 bilhões (mais de R$ 120 bilhões) em laboratórios, plataformas de lançamento, aeroportos, instalações de testes, centros de dados e outros itens, além de 60 mil funcionários entre a Flórida e a Califórnia.

A maior parte do Centro Espacial Kennedy, um dos mais importantes locais de lançamento de espaçonaves da Nasa, é construído sobre pântanos costeiros que ficam de 1,5 a 3 metros acima do nível do mar. A linha da maré alta vem se movendo em direção à terra há algum tempo, e a Nasa diz que os modelos climáticos mais conservadores estimam que o nível do mar na região subirá de 12 a 20 polegadas até 2050.


“Podem se passar décadas até que as ondas lambam as plataformas de lançamento do Centro Espacial Kennedy”, afirma o geólogo John Jaeger, da Universidade da Flórida, no texto da Nasa. “Ainda assim, quando você coloca uma infraestrutura cara e fixa ao longo da costa, algo, eventualmente, vai ter que ceder”.

Então por que a Nasa construiu tantas instalações importantes perto de zonas costeiras? Décadas atrás, o governo dos Estados Unidos decidiu lançar a maioria de seus foguetes e aviões experimentais de bases na costa, porque falhas acontecem, e elas são menos perigosas para a pupulação quando ocorrem sobre a água.

Para resolver o problema, a Nasa vai precisar projetar edifícios mais inteligentes e reconstruir outros. Em alguns casos, laboratórios, salas de armazenamento ou de montagem precisarão ser movidos para andares mais altos. Pode ser que reparar diques e reconstruir dunas de areia ao longo das plataformas de lançamento pode se tornar uma manutenção de rotina no Centro Espacial Kennedy.

#Naty

Nenhum comentário:

Postar um comentário