Translate

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Primeiro uísque envelhecido no espaço tem sabor ‘não encontrado na Terra’


A destilaria escocesa Ardbeg realizou uma experiência inusitada. Junto com outras cargas essenciais para a sobrevivência dos astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional, enviou um lote de uísque maltado não maturado para testar o envelhecimento da bebida sob efeito da gravidade zero. Durante dois anos e meio, a bebida ficou armazenada em barris, como a tradição manda, mas os resultados foram surpreendentes.

— As amostras espaciais foram notadamente diferentes — disse Bill Lumsden, diretor de destilação e criação de uísque da Ardbeg. — Quando eu cheirei e provei as amostas espaciais, se tornou claro o brilho do caráter enfumaçado e fenólico do Ardbeg, para revelar uma conjunto de sabores enfumaçados que eu nunca encontrei na Terra.

De acordo com a destilaria, o experimento abre caminho para a criação de “perfis de sabores sem precedentes”.

As amostras foram enviadas para o espaço em outubro de 2011, e retornaram ao planeta em novembro do ano passado. Além da bebida enviada ao espaço, amostras da mesma produção foram recolhidas para servirem de controle. Em vez do envelhecimento em barril, o uísque foi armazenado por 971 dias em pequenas ampolas medindo 6 centímetros de comprimento, que continham o destilado e raspas de um barril de carvalho.

A bebida envelhecida em Terra apresentou “aroma amadeirado, reminiscente do estilo Ardbeg, com toques de cedro, fumaça doce e vinagre balsâmico envelhecido, assim como passas, melaço, baunilha e laranja queimada”. “No paladar, é amadeirado, com brilho de sabores balsâmicos, com frutado distante, e algumas notas de carvão, levando a um longo e persistente sabor na boca com sabores de fumaça suave, alcatrão e chocolate cremoso”.

Por sua vez, o uísque envelhecido no espaço apresentou “intenso aroma com notas enfumaçadas, com borracha e peixe defumado, junto com uma curiosa e perfumada nota, parecida com violeta ou cassis, e tons poderosos de madeira, levando a um aroma de carne”. “O gosto é muito concentrado, com frutas defumadas como ameixas, passas e cerejas, trufa, pimenta, anis, canela e bacon ou presunto defumado. O sabor é longo e intenso, com notas de madeira e fumaça de borracha”.

— O Ardbeg tem um caráter complexo, mas os resultados do nosso experimento mostram que existe potencial para ainda mais complexidade que podemos descobrir, para revelar um lado diferente do uísque — disse Lumsden.

Nenhum comentário:

Postar um comentário