Translate

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Esqueleto medieval é encontrado preso às raízes de uma árvore


Arqueólogos do Instituto de Tecnologia Sligo tiveram uma grande surpresa ao se deparar com uma árvore caída nos arredores da cidade irlandesa de Collooney: elesencontraram um esqueleto medieval de mil anos emaranhado nas raízes de uma grande faia.
A árvore de 200 anos cresceu bem em cima do túmulo e tombou recentemente por causas naturais, devido a uma forte tempestade. Ainda mais esquisito é o fato de o crânio e o tórax estarem pendurados nas raízes, enquanto as pernas estavam na terra.
Estudos preliminares indicaram que os restos mortais pertenceram a um jovem adulto que tinha entre 17 e 25 anos quando morreu. Os pesquisadores também notaram que a morte foi violenta, provocada por uma lâmina afiada de espada ou punhal.
A metade superior do esqueleto estava pendurada na árvore e a inferior estava na terra (Foto: Reprodução)
Apesar dos indícios de assassinato, ainda não está claro se o ato foi cometido em uma batalha ou durante um desentendimento com outra pessoa. Depois de submeter o esqueleto a uma análise de datação por radiocarbono, os arqueólogos concluíram que o homem viveu em algum momento entre os anos 1030 e 1200 da era cristã.
Não há vestígios de que a cova rasa, orientada na direção leste-oeste, seja uma entre muitas na região, mas os pesquisadores vão continuar investigando se o local contém mais túmulos.
"Não há outros enterros conhecidos na área, mas registros históricos indicam um possível cemitério e igreja nas proximidades", disse ao Irish Archaelogy a arqueóloga Marion Dowd, que participa das pesquisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário