Translate

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Física "vê a luz": Os cientistas estão um passo mais perto de criar objetos feitos de fótons


Um grupo de físicos teóricos no Instituto Nacional de Normas e Tecnologia, EUA (NIST) comprometeram-se em um estudo para construir objetos de fótons. Os resultados mostram a possibilidade de que as partículas mais leves de luz podem ser unidas em uma espécie de 'molécula' com sua própria força peculiar.

Os investigadores do NIST, juntamente com outros colaboradores demonstraram que, teoricamente, ajustando a ligação de parâmetros do processo, fótons podem viajar ao lado do outro, relatado  no seu site do NIST. Isso é semelhante a dois átomos de hidrogênio colocados lado a lado em uma molécula de hidrogênio.

"Nós aprendemos a construir estados complexos de luz, por sua vez, poderia se tornar objetos mais complexos. Esta é a primeira vez que alguém mostrou como ligar dois fótons dentro de uma distância limitada", diz Alexei Gorshkov, físico do NIST.

"Um monte de tecnologias modernas são baseada na luz, desde tecnologia de comunicações a imagens de alta definição, e muitos deles iriam melhorar muito se pudéssemos criar interações entre fótons", disse Gorshkov.
RT

#Naty

Nenhum comentário:

Postar um comentário