Translate

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Descoberto vestígios de dois enormes impactos de meteoritos na Suécia


Pesquisadores da Universidade de Gotemburgo descobriram vestígios de dois enormes impactos de meteoritos na província sueca de Jämtland. Esta é uma colisão dupla que foi produzida a 458 milhões de anos atrás.

Os cientistas descobriram duas crateras em Jämtland. Ambos os impactos ocorreram ao mesmo tempo 458 milhões de anos atrás, relata  a Universidade de Gotemburgo.

O primeiro, com um diâmetro de 7,5 quilômetros, foi localizado a 20 quilômetros ao sul de Östersund. O outro está a 16 km de distância, e tem um diâmetro de 700 metros. Este é o primeiro impacto duplo na Terra que tem sido demonstrado de forma conclusiva.

"Cerca de 470 milhões de anos atrás, dois grandes asteróides colidiram no cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter, e muitos fragmentos foram expulsos em novas órbitas. Muitos deles cairam na Terra, como os dois de Jämtland", disse Erik Sturkell, professor de geofísica na Universidade de Gotemburgo.

O território de Jämtland estava embaixo do mar naquele momento, a uma profundidade de 500 metros. A água foi removida após o impacto, e por um segundo as enormes crateras ficaram completamente secas. A água rapidamente retornou, trazendo misturado fragmentos de meteoritos ejetados pela explosão e "pela onda gigante que começou na parte do fundo do mar", Erik Sturkell concluiu.
RT

#Naty

Nenhum comentário:

Postar um comentário