Translate

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

NASA revela fotos da superfície de Plutão



A sonda espacial New Horizons da NASA tomou novas imagens detalhadas do planeta anão Plutão e revelam uma desconcertante variedade de características da superfície. Estas imagens tem deixado surpreso a comunidade científica surpresos e desconcertados devido à sua complexidade.

A  NASA  lançou as imagens mais detalhadas e precisas até à data, com uma resolução de 400 metros por pixel, da superfície do planeta anão intrigante. "Plutão está nos mostrando uma grande diversidade orográfica e complexidade dos processos que  qualquer coisa que tenhamos visto anteriormente no sistema solar", disse Alan Stern, principal pesquisador da sonda New Horizons, do Southwest Research Institute Boulder (Colorado), informa o  site  da agência.

As fotografias, tiradas a uma distância de 1.800 km, revelou várias características novas como possíveis dunas, fluxos de gelo de nitrogênio que parecem ter surgido das planícies do planeta, e as regiões montanhosas, mesmo que tenham sido criados com o mesmo material flui sobre a superfície de Plutão e assemelham-se o terreno montanhoso de Europa, a lua de Júpiter.
NASA
"A superfície de Plutão é tão complexa como a de Marte", diz Jeff Moore, líder da Geologia, Geofísica e Imagens de New Horizons. "As montanhas podem ser enormes blocos de gelo duro de água flutuando num vasto, denso e macio tanque de nitrogênio congelado dentro da região chamada Sputnik Planum.
Além disso, as fotos tiradas nos últimos dias também revelaram a existência de uma neblina atmosférica global envolvendo Plutão. Ele tem mais camadas do que anteriormente detectadas por cientistas e cria um efeito de crepúsculo que ilumina delicadamente o solo a noite perto do sol. "Este ponto de vista de Crepúsculo é um presente maravilhoso que Plutão nos deu", disse John Spencer , membro da equipe de Geologia, Geofísica e Digitalização New Horizons.
NASA
NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário