Translate

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Brasileiros conquistam cinco medalhas na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica


Os estudantes que representaram o Brasil na VII Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA) nos deram motivo para muito orgulho: eles conquistaram cinco medalhas, quatro de ouro e uma de prata.
O desempenho dos alunos brasileiros fez com que o país ficasse no primeiro lugar no quadro geral de medalhas, marcando o melhor desempenho do Brasil na história da competição.
Realizado entre os dias 27 de setembro e 4 de outubro em duas cidades, Rio de Janeiro e Barra do Piraí, o evento reuniu 38 alunos de oito países da América Latina. Para poder participar da competição, os estudantes tiveram primeiro de se classificar em olimpíadas nacionais de astronomia e astronáutica em seus respectivos países.
Em preparação para a OLAA, a equipe brasileira estudou com especialistas no Observatório Abrahão de Moraes, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), da Universidade de São Paulo (USP) e do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), em Brazópolis, em Minas Gerais.
A olimpíada consistiu em três etapas: teoria, prática e reconhecimento do céu - que, por sua vez, variavam entre individual e em grupo (que podiam ser multinacionais). Além disso, os alunos participaram de uma competição de lançamento de foguetes. 
Os estudantes Gustavo Guedes de Faria e Vitor Gomes Pires, do estado de São Paulo, Renner Leite Lucena, do Ceará e Ana Paula Lopes Schuch, do Rio Grande do Sul, receberam medalhas de ouro pelo desempenho nas provas. A medalha de prata foi conquistada por Leonardo Henrique Martins Florentino, de São Paulo. 
Gustavo teve a maior nota geral entre todos os participantes. Empatado com Vitor, ele também recebeu um prêmio especial de melhor prova por equipes. Ana Paula, por sua vez, foi a responsável pelo mérito de melhor prova individual.
A equipe foi auxiliada pelos professores Júlio César Klafke, da Universidade Paulista (UNIP) e Thiago Paulin Caraviello, do Colégio Etapa.
Parabéns aos nossos estudantes!