Translate

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Imagens de satélite da Nasa mostram as 'locações' de Perdido em Marte


Se você ainda não foi aos cinemas ver Perdido em Marte, o novo filme do diretor Ridley Scott, não se preocupe: não encontrará nenhum grande spoiler por aqui. Na verdade, é bem provável que estas imagens de satélite divulgadas pela Nasa só aumentem ainda mais a sua curiosidade. Mas caso já tenha assistido, com certeza vai achar as fotos incríveis. Digo isso porque elas mostram a visão aérea dos cenários marcianos mais marcantes encarados pelo astronauta Mark Watney em sua luta para sobreviver no inóspito planeta vermelho.
A começar pela Acidalia Planitia, região plana utilizada na ficção como local de pouso pela missão tripulada Ares 3, da qual Watney fazia parte, mas devido a um acidente acabou sendo deixado para trás. Era ali que o módulo de habitação do filme estava montado, e foi lá que o astronauta usou todos os seus conhecimentos científicos para escapar da morte.
As fotos também mostram a Cratera Marth, onde Watney enfrenta uma tempestade de areia no livro The Martian (O Marciano, em tradução livre), de Andy Weir, além da Cratera Schiaparelli, local de pouso da futura missão Ares 4 e para onde Watney acaba se deslocando.
As imagens aéreas foram tiradas pelo instrumento HiRISE, uma câmera de alta resolução acoplada à sonda Mars Reconaissance Orbiter. Você pode conferi-las abaixo, e em alta resolução clicando aqui.
Mas antes, confira este mapa gerado pelo Google Mars: o marcador amarelo indica a localização da Pathfinder, sonda da Nasa que chegou ao planeta vermelho em 1997, em uma região relativamente próxima do módulo de habitação da Ares 3, na Acidalia Planitia; a seta vermelha aponta para a Cratera Marth, e o marcador vermelho mostra a Cratera Schiaparelli.Com as localizações, é possível mensurar o tamanho da jornada de Watney, que em Perdido em Marte se estende por vários dias:
 (Foto: Reprodução | google)
Acidalia Planitia:
 (Foto: NASA/JPL/UNIVERSITY OF ARIZONA)
 (Foto: NASA/JPL/UNIVERSITY OF ARIZONA)
Cratera Marth:
 (Foto: NASA/JPL/UNIVERSITY OF ARIZONA)
Cratera Schiaparelli:
 (Foto: NASA/JPL/UNIVERSITY OF ARIZONA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário