Translate

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Fotos: Fissuras estranhas em uma lua de Saturno desconcertam cientistas



A sonda Cassini da NASA enviou imagens que 
mostram em detalhes a superfície de Enceladus, uma das luas de Saturno, que têm atraído a atenção de astrônomos pela estrutura estranha do extremo norte da superfície.
As fotos chocantes que mostram o norte da lua gelada Enceladus data de 14 de Outubro, quando a aeronave Cassini voou 1.839 quilômetros acima da superfície desta lua de Saturno, de acordo com o site  da NASA. 
Após as primeiras imagens de baixa resolução que  NASA obteve durante a missão da Voyager, os astrônomos esperavam encontrar crateras do pólo norte de Enceladus. No entanto, as imagens de alta qualidade mostram uma paisagem de contrastes.
"A superfície da parte norte da lua é coberta por uma rede de pequenas fissuras que atravessam as crateras. Sabíamos que o satélite tem essas irregularidades, mas agora confirmou que também se estendem ao longo do lado norte", disse Paul Helfenstein, um membro da equipe que estuda imagens da Cassini enviadas para a Universidade de Cornell (Ithaca, Nova York, Estados Unidos). 
Enceladus é um pequeno satélite, que oferece grande interesse para a astronomia com a variedade de características de superfície. Além disso, os cientistas têm recentemente provado que possui um oceano global e isto poderia indicar que há vida.

Link permanente da imagem incorporada

Link permanente da imagem incorporada

Link permanente da imagem incorporada

Nenhum comentário:

Postar um comentário