Translate

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Resolvem o segredo da Torre do diabo e Calçada dos Gigantes

Torre do diabo em Wyoming (EUA)

Cientistas alemães conseguiram explicar o segredo da formação das colunas hexagonais da Calçada dos Gigantes, localizada a nordeste da Irlanda, e da Torre do diabo em Wyoming (EUA) A forma ímpar destes monumentos naturais tem intrigado cientistas e ao público em geral durante séculos.

Torre do Diabo é um monumento natural vulcânico a mais de 1.500 metros de altura, localizada no estado norte-americano de Wyoming. A Calçada do Gigante é uma formação também de origem vulcânica, que se situa no nordeste da Irlanda. Em ambos os casos, é basicamente um conjunto de forma hexagonal de colunas de basalto.

Calçada dos Gigantes, localizada a nordeste da Irlanda


Um estudo recente, publicado em 'Physical Review Letters', simulou condições de resfriamento de lava para descobrir como as colunas peculiares foram formadas nos Estados Unidos e na Irlanda. Cientistas alemães calcularam a energia necessária para distribuir uniformemente a lava, e descobriu que, nas fases iniciais de arrefecimento aparecem as fendas na superfície que conduzem à formação de colunas retangulares.

No entanto, como a lava continua a arrefecer, as fissuras se propagam a partir da superfície a uma profundidade. Então, do ponto de vista energético, é mais desejável que as rachaduras são formadas em ângulos de 120 graus (hexagonal) e não de 90 graus (retangulares).

Portanto, o crescimento coletivo da fenda conduz ao fato de que as colunas são convertidas a partir do retangular para hexagonal. Posteriormente, solidifica a lava, formando as paredes de deformação de rocha, e formações naturais tomam sua forma "diabólica" atual.
RT

#Naty

Nenhum comentário:

Postar um comentário