Translate

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Veja como um Buraco Negro "engole" uma estrela


Uma equipe de astrônomos dos mostraram como um buraco negro "devorou" uma estrela na galáxia acerca de 290 milhões de anos luz da Terra.
NASA divulgou recentemente um vídeo de uma estrela que ficava muito perto de um buraco negro e foi abalada pela sua intensa gravidade. Embora seja um conceito artístico baseado em imagens reais, o vídeo deixou claro como é este evento espacial, conhecido como rompimento das marés.
A destruição da estrela provoca um surto de raios-X que podem durar anos e torna possível gravar este evento. De acordo com o portal de informação da  Universidade de Mariland, uma equipe de cientistas originalmente descobriram interrupção da maré chamada ASASSN-14li, que ocorreu perto de um buraco negro supermassivo no centro da galáxia PGC 043.234 em novembro de 2014. Mais tarde realizaram um estudo adicional através do Observatório de raios-X Chandra da NASA e do satélite XMM-Newton da Agência Espacial Europeia (ESA). Durante este estudo, os astrônomos obtiveram imagens claras do processo em que o vídeo lançado pela NASA se baseia.
"Temos visto evidências de um punhado de rupturas das marés nos últimos anos e temos desenvolvido uma série de ideias sobre o que está acontecendo", disse Jon Miller, autor de um relatório sobre o estudo. "No momento, esta é a melhor chance que tive de compreender o que realmente acontece quando você joga uma estrela para  um buraco negro", disse o pesquisador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário