Translate

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Vermes podem ser a chave para combater a poluição de plástico


Cientistas norte-americanos descobriram que uma espécie de larvas de farinha ('Tenebrio molitor') pode ser alimentado de plástico descartável, um dos maiores poluidores do planeta. A nova descoberta poderia ajudar a resolver o problema da poluição por substâncias sintéticas. 


Conforme relatado pelo portal Sci-News, depois de uma série de estudos, uma equipe de cientistas da Universidade de Stanford (EUA) determinou que este tipo de verme consome isopor usado na fabricação de copos descartáveis, recicla 50% deste produto em dióxido de carbono. O resto se torna o material biodegradável.

De acordo com os pesquisadores, o processo de reciclagem é chave no sistema digestivo do animal, que contém bactérias especiais. Os autores do estudo, publicado na revista 'Environmental Science and Technology', dizem que é a primeira vez que a ciência pode demonstrar a degradação do plástico pela ação de bactérias intestinais em um animal.

Note-se que os vermes não são afetados pelo consumo de substância descartáveis, permitindo que acreditamos que este é um método que pode, no futuro próximo, ajudar a resolver o problema dos resíduos de plástico.
RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário