Translate

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Vertentes Ufológicas


No Brasil podem-se citar como os casos ufológicos mais conhecidos o da Operação Prato, o incidente de Varginha, o caso Villas Boas, o Mistério das Máscaras de Chumbo e a Noite oficial dos UFOs, entre outros.
A ufologia com métodos paracientíficos já é hoje constituída por diversas vertentes ou linhas de pesquisas, apresentando estudos para a compreensão e o entendimento da realidade UFO (Unidentified Flying Object). Embora sejam mais mencionadas duas vertentes – a ufologia cientifica e a ufologia mística, já são também citadas neste campo de estudo outras linhas de pensamento, que derivam em grande parte destas duas.
Neste texto são citadas algumas destas linhas de estudo e para cada uma delas consta uma breve introdução, no sentido aguçar o interesse e a vontade do leitor para uma pesquisa séria e comprometida com aquela vertente, que com ela mais se identificar.
  
Ufologia Cientifica

 
www.ufotvonline.com.br

Predominam-se nesta vertente os estudos baseados em fotos e filmagens de avistamentos de UFOs ou de seres extraterrenos. Através de pesquisas com metodologia científica própria, o pesquisador pertencente a esta vertente se põe a campo para exploração e coleta de evidências. E estas evidências podem constituir não só de fotografias e de filmagens, mas ainda das amostras do solo do local onde supostamente o objeto não identificado teria aterrissado. Havendo alguma evidência palpável, o estudo posterior será o de investigação em todos os seus detalhes deste acontecimento.
O pesquisador desta linha de estudo através de um questionário procurará colher informações como era este objeto, como era o seu formato e ainda se ele deixou evidências no solo quando de sua aterrissagem, tais como alterações no campo magnético, possíveis anomalias radioativas, além de outras alterações físicas, químicas e biológicas, também na vegetação e em animais.
Embora a ufologia científica apresente um modelo próprio de pesquisas (como o citado anteriormente), a ciência ortodoxa se mantém firme em colocar a ufologia como um estudo a parte da ciência, classificando-a como uma pseudociência, por desconhecerem ou não interessarem pela metodologia (paracientífica), que é usada no processo destas pesquisas ufológicas.

Ufologia Mística

 
ufologiaqabalistica.blogspot.com

A ufologia mística ou esotérica como é conhecida por alguns, ela aborda desde os fenômenos UFO em seus aspectos científico e casuístico, até aqueles que enfatizam os aspectos espirituais, que deles possam derivar outras relações. Nesta vertente estão aqueles que acreditam nas canalizações recebidas supostamente de extraterrenos.
Também nesta linha estão os contatos com entidades de dimensões paralelas, mas neste ponto existe a separação desta vertente com a vertente científica, porque pela ufologia mística os contatos com os UFOs têm o sentido de transformação espiritual de toda a humanidade. Eles têm o objetivo de imprimir uma visão mais espiritualizada, com o fenômeno UFO trazendo a necessidade de uma evolução conceitual do ser humano em relação ao Universo. E ainda de proporcionar uma intensa mudança em todos os aspectos do proceder humano – entre eles destacando-se o aspecto moral.

Ufologia Holística

 
buscainsolita.blogspot.com

Em relação ao conceito trazido pela ufologia holística, pode-se dizer que ele é mais ainda recente. E para tentar entender e explicar este gênero de pesquisa ufológica, o seu pesquisador deve se valer de aspectos das duas principais vertentes da ufologia moderna: ufologia cientifica e mística. Assim, a ufologia holística visando a união entre estas duas vertentes, busca a consolidação da ufologia como um todo, porque de acordo com ela só somando as informações da ufologia científica aos preceitos da ufologia mística, é que se conseguirá uma visão mais ampla e sem preconceitos entre elas, ajudando a entender não somente os fenômenos UFO, como também outros que ainda se mantêm inexplicáveis.

Ufologia Casuística

 
ufologiamissioneira.blogspot.com

A ufologia casuística é muitas vezes confundida com a vertente científica, mas ela se posiciona de maneira ainda mais aprofundada do que esta ultima, quando procura em seus estudos e pesquisas avaliar e registrar através de métodos e conceitos científicos o fenômeno UFO. Esta vertente da ufologia moderna, conta ainda com o auxílio de outras ciências como a astronomia, a física, a química, a biologia e a astrofísica, entre outras disciplinas que com elas estes pesquisadores utilizam em maior ou menor grau em seus métodos de estudos e de pesquisas, para tentarem registrar e entender os fenômenos ufológicos.
Os pesquisadores da ufologia casuística concebem e aceitam esta realidade, embora ainda não tenham meios de entendê-la e comprová-la em definitivo pelos métodos científicos ortodoxos, o que os tornam neste sentido limitados em suas pesquisas.

Ufologia Dimensional

 
ufosonline.blogspot.com

Os estudos realizados pela vertente chamada de ufologia dimensional, baseiam-se suas pesquisas em métodos científicos e ortodoxos, mas vai alem deles, acolhendo em seus estudos os conceitos de paranormalidade e de espiritualidade. Os pesquisadores e adeptos desta vertente se valem da contribuição da ciência oficial para suas pesquisas, ao mesmo tempo em que procuram usar em seus trabalhos, a intuição, a vidência e a clarividência. Em sua busca pela realidade UFO, o objetivo de seus estudos são os seres mais sutis ou de freqüência mais acelerada e elevada, que atuam em outros mundos e em dimensões superiores.

Fonte (texto): ufologiacasuistica.wordpress.com