Translate

terça-feira, 17 de novembro de 2015

De onde é que a água vem ?: os cientistas revelam a sua origem


As rochas mais antigas da Terra, encontradas no Ártico, apontam para a possibilidade de que a água que cobre a superfície do nosso planeta existe desde a formação dela e não vêm de asteróides ou cometas.
Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Glasgow (Escócia, Reino Unido) concluiu, após análise de amostras de basaltos mais antigas -achadas na Terra em 1985 na ilha de Baffin, Canadá, que a água dos oceanos do nosso planeta Pode ser de origem terrestre.
"Nós descobrimos que as moléculas de água em amostras de rochas contêm alguns átomos de deutério e, hidrogênio pesado. Isto significa que a água não veio à Terra depois de sua formação e resfriamento, mas com o pó do qual o planeta surgiu. A maior parte da água é evaporada a partir do pó, mas seus restos mortais foram suficientes para formar os oceanos da Terra ", disse Lydia Hallis, autora do estudo. 
Até agora os cientistas planetários acreditavam que as águas da Terra tiveram origem cósmica, ou seja, que chegou trazida por cometas ou asteróides. No entanto, a pesquisa de Hallis e sua equipe, cujos resultados foram publicados na revista "Science", pode refutar a teoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário