Translate

sábado, 14 de novembro de 2015

O Toque Terapêutico



Toque terapêutico é o nome mais recente para o que anteriormente era chamado de "passe". O médium passa as mãos sobre o paciente, tentando infundir ou redistribuir energia pelo corpo. As pessoas que recebem o toque terapêutico declaram sentir-se melhor e, freqüentemente, suas dores desaparecem. Mas existe alguma prova objetiva de que ele realmente funcione? Sim, de acordo com um relatório publicado pela dra. Janet Quinn, em 1984.

Para determinar se os terapeutas realmente transmitiam energia, a dra. Quinn primeiro fazia com que eles entrassem em um estado de consciência interior, supostamente necessário antes que o tratamento pudesse funcionar. Após essa introspecção, ela fazia com que eles administrassem o tratamento movendo suas mãos sobre os corpos dos pacientes. Cada um deles indicava seu nível de ansiedade tanto antes quanto depois de receber o tratamento. Como era de esperar, os pacientes declararam uma significativa redução em sua ansiedade depois de receber o toque terapêutico.



A dra. Quinn também tentou descartar o efeito placebo, que, de acordo com alguns céticos, poderia explicar a eficiência do toque terapêutico. Para fazer isso, ela certificou-se de fazer com que alguns pacientes recebessem uma terapia "falsa", administrada por enfermeiras não experimentadas na técnica.
Essas praticantes aprenderam como imitar o toque terapêutico, mas não sabiam como entrar no estado especial de consciência que ajuda a curar. Os pacientes que receberam o tratamento falso não declararam nenhum efeito. A dra. Janet Quinn também gravou em vídeo as enfermeiras realizando o procedimento real e o falso, e mostrou as fitas a juizes, que foram solicitados a diferenciar entre os dois grupos. Os juízes não conseguiram apontar a diferença, indicando que os pacientes também não poderiam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário