Translate

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Uma das luas de Marte está se quebrando, afirma estudo da NASA


Na última reunião anual da Divisão de Ciências Planetárias da Sociedade Astronômica Americana, ocorrida em National Harbor, em Maryland, foi apresentado um trabalho realizado pelo Centro de Voo Espacial Goddard, da NASA, que traz dados surpreendentes sobre fraturas detectadas em uma das luas de Marte


Fobos, que orbita a apenas 6 mil quilômetros de Marte, está se rompendo lentamente. Antes, pensava-se que as marcas sobre a superfície do satélite eram causadas pelo impacto da cratera Stickney, resultado de uma colisão violenta e que quase destruiu a lua. No entanto, as últimas evidências determinam que as fraturas não vêm da cratera, mas de outro ponto próximo, o que poderia indicar sinais de uma falha estrutural capaz de destruir Fobos. Um dos cientistas responsáveis pela investigação, Terry Hurford, explica: “Acreditamos que Fobos já começou a se partir, e o primeiro sinal é a produção dessas ranhuras”. 

Os pesquisadores acreditam que a lua é composta por escombros unidos por uma camada de pó de regolito, o que significa que o estresse gravitacional sofrido poderia estar causando as ranhuras observadas. Calcula-se que a ruptura definitiva ocorrerá dentro de 30 a 50 milhões de anos.
Será que essa possível fratura pode interferir na ida do homem à Marte?

Nenhum comentário:

Postar um comentário