Translate

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Asteroide vai passar próximo à Terra na noite de Natal


Neste ano, não vai ser o Papai Noel quem vai cruzar os céus na noite do dia 24 de dezembro; o visitante noturno será o asteroide 2003 SD220, também conhecido como 163899, que fará sua maior aproximação da Terra até hoje. Já adiantamos que a “passadinha” do corpo celeste não vai estragar a festa de ninguém; o 163899 estará há cerca de 11 milhões de quilômetros de nós, cerca de 28 vezes a distância do nosso planeta à Lua.
Contudo, há dois fatos interessantes sobre o asteroide. O primeiro é seu tamanho – com aproximadamente dois quilômetros de comprimento, é uma rocha de tamanho impressionante. O segundo são os rumores que circulam sobre ele: há quem diga que a aproximação do 163899 causaria terremotos na Terra, o que não passa de uma tremenda lorota. Eddie Irizarry, autor do site EarthSky, comentou o rumor em seu artigo sobre o asteroide natalino: “mesmo que o 2003 SD220 passasse mais perto de nós, é questionável que terremotos pudessem acontecer. Na verdade, não existem evidências científicas de que a passagem de um asteroide possa causar qualquer atividade sísmica, a menos que ele se chocasse com a Terra – o que claramente não é o caso”.
Infelizmente, o objeto está tão distante de nós que será difícil enxergá-lo na noite de Natal: apenas astrônomos profissionais e amadores, com equipamentos adequados, serão capazes de capturar imagens do objeto. O 2003 SD220 deve se aproximar da Terra mais uma vez, em 2018, mas bastante afastado – os pesquisadores da NASA garantiram que o objeto permanecerá longe por, no mínimo, duzentos anos.
(Via Gizmodo)