Translate

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Captam pela primeira vez como um buraco negro absorve uma estrela


Cientistas conseguiram pela primeira vez ver como um buraco negro absorve uma estrela e ejeta uma chama de matéria se movendo a uma velocidade próxima à da luz, enquanto observa uma galáxia na constelação Coma Berenices (Cabeleira de Berenice) através de uma série de telescópios de rádio.


De acordo com um artigo publicado na revista 'Science', o "cuspir" (matéria alargamento) do buraco negro supermassivo visto por astrônomos é composta de matéria da estrela descarregado e engolida em seco, que foi presa no "abraço gravitório" em uma galáxia distante.


"Tais eventos são extremamente raros. Pela primeira vez vimos tudo, desde a destruição da estrela para o nascimento do plasma, um feixe cônico estreito da matéria, cuspido por um buraco negro. Poderíamos continuar esse processo durante vários meses ", disse van Velzen da Johns Hopkins University, em Baltimore (EUA).

De acordo com Van Velzen e seus colegas, nos últimos anos, os astrônomos descobriram cerca de duas dezenas de buracos negros, que foram recentemente tomadas ou ainda estão "engolindo" os restos de estrelas que estão mais perto a uma distância perigosa, mas Todas estas descobertas foram feitas na óptica ou raios-x. Enquanto isso, a constelação Coma Berenices é a primeira em que os cientistas não conseguiram encontrar vestígios deste "alimento" de um buraco negro na faixa de rádio.

Num futuro próximo, os cientistas planejam continuar rastreando objetos semelhantes que ajudam a compreender como os buracos negros destroem as estrelas. Segundo eles, durante um ano são realizados cerca de uma centena destes processos em galáxias próximas à nossa, que oferece uma grande oportunidade de contemplar.
RT

#Naty

Nenhum comentário:

Postar um comentário