Translate

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Evidências mostram que o Stonehenge pode ter sido construído no País de Gales


misterioso alinhamento de pedras britânico pode ter sido construído no País de Gales 500 anos antes de ir parar no sul da Inglaterra – é o que novos indícios trazidos por uma pesquisa recém divulgada indicam.
Arqueólogos e geólogos encontraram o local em que boa parte das pedras que compõem o monumento foram extraídas. A 225 km de distância de onde está o monumento hoje, eles descobriram afloramentos rochosos com buracos que tinham o mesmo formato, estrutura e tamanho de pedras encontradas em Stonehenge. A hipótese levantada pelos pesquisadores é que o monumento foi primeiro erguido no País de Gales e, por algum motivo, posteriormente  desmontado e levado até a Inglaterra.
Stonehenge é composto basicamente de diabásio e riólito retirados do País de Gales e de uma rocha chamada sarsen, encontrada nas redondezas do próprio monumento. 
Além de encontrar a “matriz” de Stonehenge, os pesquisadores acharam vestígios como avelã queimada e carvão deixados pelos trabalhadores que construíram a estrutura. A análise feita em cima desses elementos indica que eles estão lá desde 3.400 a.C. ou 3.200 a.C. e Stonehenge só foi colocada de pé na Inglaterra por volta de 2.900 a.C..

Um detalhe curioso é como os pedreiros da Stonehenge original faziam para retirar as lascas de rocha: calços de madeira eram colocados dentro dos vãos entre dois grandes pilares rochosos e, assim que chovesse, os calços inchavam até que as rochas cedessem. “Pode ser que esses ‘arrastadores de pedras’ neolíticos levaram quase 500 anos para levar as pedras até Stonehenge, mas isso é bem improvável na minha opinião. É mais plausível que as pedras tenham sido usadas primeiro em ummonumento local perto das pedreiras”, declarou o professor Parker Pearson, da University College London ao site da universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário